segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Grandes Diretores - Quentin Tarantino


Nascido em 27 de março de 1963, Quentin Tarantino alcançou fama rapidamente no início da década de 1990 por seus roteiros não-lineares (como no premiado Pulp Fiction), diálogos memoráveis e o uso de violência que trouxeram uma vida nova ao padrão de filmes norte-americanos.

É o mais famoso dos jovens diretores por trás da revolução de filmes independentes dos anos 90, tornando-se conhecido pela sua verborragia, seu conhecimento enciclopédico de filmes, tanto populares, quanto os considerados "cinema de arte".

Quentin inicou sua carreira fazendo pontas em diversos filmes e também fazendo o curso de direção do Sundance Institute. Chegou a atuar em diversas séries da TV americana e escrever roteiros que se tornariam sucessos em Hollywood, como os de Amor à Queima-Roupa (1993), de Tony Scott, e Assassinos Por Natureza (1994), de Oliver Stone.

Ele estreou na direção somente em 1992, com uma produção independente, Cães de Aluguel, que foi co-produzida pelo ator Harvey Keitel, figura constante em seus filmes.

Tarantino já foi gerente de uma videolocadora. Inclusive, ele próprio credita grande parte de sua criatividade ao fato de ter tido acesso a diversos filmes em seu trabalho, que lhe serviram de inspiração.