segunda-feira, 30 de julho de 2012

Crítica - Batman: The Dark Knight Rises

Atenção: este artigo está livre de spoilers!


Sabe quando você sai da sala de cinema esperando mais? Pois bem, foi assim que me senti após conferir Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, que estreou no dia 27 de julho no Brasil. A produção dirigida por Christopher Nolan é sensacional, mas deixa quem assiste ansioso por mais - o que acaba não ocorrendo.

Faltou algo mais grandioso. O que sobrou em The Dark Knight (segundo longa da trilogia de Nolan) com a presença marcante do Coringa, falta nesse desfecho. Tá certo, Heath Ledger morreu, não tem como substituí-lo à altura, mas é evidente que os produtores tiveram que "se virar nos 30" após a morte dele e dar novo rumo ao esperado fim da trilogia. O Coringa seria o "grande agente do caos" em Gotham City, coisa que Bane (interpretado por Tom Hardy) não consegue ser.


Dos estreantes, Anne Hathaway se saiu muito bem como Mulher-Gato, mas tinha momentos que eu não entendia a presença da personagem no filme. Joseph Gordon-Levitt, no papel do policial John Blake (e muito mais do que isso), alterna bons e maus momentos. Já Michael Caine rouba a cena como o mordomo Alfred. Ele destoa em meio a algumas atuações simplórias, como a de Marion Cotillard (interprete da milionária Miranda Tate). Morgan Freeman, em suas poucas aparições, também consegue abrilhantar alguns momentos do filme. E Christian Bale segue firme como o melhor Bruce Wayne das adaptações das histórias do Cruzado Encapuzado para o cinema.

Enfim, The Dark Knight Rises é o desfecho de uma história maior, toda desenvolvida por Nolan, sem se basear nesse ou naquele arco do Homem-Morcego nos quadrinhos. É parte de um todo e deve ser analisado assim. Muitos podem gostar ou não, assim como ocorreu quando o sétimo livro de Harry Potter foi lançado.

Mas, se você é fã de Batman (ou dos filmes de Nolan), não deixe de conferir TDKR nos cinemas. E, de preferência, assista aos dois primeiros filmes antes. A experiência será mais rica. Afinal, você não assistiria ao final sem antes assistir o início e o meio, né?

quinta-feira, 26 de julho de 2012

"Valente" é divertido, emocionante, empolgante... É Disney-Pixar!


Época de férias é sempre assim: diversos filmes infantis surgem nos cinemas para entreter a criançada. Nessa leva (que teve também "Madagascar 3" e "A Era do Gelo 4") aparece "Valente", animação da Disney-Pixar que mostra a história de uma princesa que decide mudar o seu destino.

Merida foi criada por sua mãe, a rainha Elinor, para ser uma princesa exemplar. Mas a jovem donzela herdou de seu pai, o rei Fergus, um gênio impetuoso, notado em seus longos e esvoaçantes cabelos ruivos. Merida não quer que seu futuro marido seja escolhido através de uma competição entre herdeiros dos tronos de outros reinos.

Ela então recorre à magia para que seu futuro seja modificado. Mas, como em qualquer aventura, algo dá errado e a jovem heroína tem que correr contra o tempo para restabelecer a harmonia com sua família.

Com 1h40min de pura diversão e aventura, "Valente" (filme dedicado à Steve Jobs, que trabalhou na Pixar) é a pedida certa para você que curte animações.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Na semana de estreia do novo Batman, conheça mais sobre os personagens do filme

Tá chegando o grande momento. No dia 27, sexta-feira, o Brasil confere o desfecho da trilogia do Cavaleiro das Trevas concebido pelo aclamado diretor Christopher Nolan. E, para entrar no clima de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o Blog do Roedel traz para você um pouco da história e algumas curiosidades sobre os personagens presentes no filme.

Para começar, nada melhor do que a sedutora Mulher-Gato, vivida nas telona pela estonteante Anne Hathaway!

Linda e em roupa de couro: nem precisa atuar bem!
A ladra Selina Kyle surgiu na primeira edição da revista Batman americana. Era conhecida apenas como "A Gata", com um visual totalmente diferente do atual. Após fugir do orfanato onde morou desde pequena, Selina buscou uma nova chance na vida. O próprio Homem-Morcego serviu de inspiração para ela se tornar a Mulher-Gato, mesmo não usando suas habilidades para combater o crime, e sim para o cometê-lo.

Michelle e sua roupa de couro: 
versão sadomasoquista da 
Mulher-Gato
A relação entre ela e o grande herói de Gotham City sempre foi confusa. Ao mesmo tempo que o Cruzado Encapuzado tenta detê-la, os dois possuem uma certa atração fatal que deixa a história deles bem interessante. É comum ver Bruce Wayne e Selina Kyle se pegando (em todos os sentidos) nas páginas das revistas da DC Comics.

Nas telonas, a Mulher-Gato já foi vivida algumas vezes, como na década de 60 (época do seriado camp do Batman) e em 2004, na tragédia protagonizada por Halle Berry, numa versão alternativa da vilã felina.

Mas a mais emblemática Mulher-Gato foi mesmo a vivida por Michelle Pfeiffer em Batman - O Retorno, de 1992. Apesar da origem bem diferente da vista nos quadrinhos, a personagem se tornou um ícone sexy, principalmente pela roupa de couro sadomasoquista usada pela estonteante atriz.

Anne, Anne...
Hoje, quem veste o manto da Mulher-Gato é a talentosa atriz Anne Hathayaw (quem não se lembra de O Diabo Veste Prada?). Muitos fãs não entenderam muito a escolha, dizendo que ela não tinha todo o sex appeal necessário para encarnar a personagem. Outra reclamação foi quanto ao visual do uniforme, bem diferente do usado por Michelle Pfeiffer em 1992.

Mas essas reclamações são infundadas. Primeiro que Anne é belíssima, e em traje de couro fica ainda mais poderosa. Segundo que o uniforme segue a linha mais "realista" dos filmes de Nolan. Afinal, andar vestida de couro remendado, com orelhas de gato, não deve ser nada legal...

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Duas visões sobre "E aí, comeu?"


"E aí, comeu?" pode ser descrito de várias maneiras. Escolhi duas para retratar aqui.

Poderia falar que o filme deixa a desejar, que o cinema brasileiro tenta engrenar e não consegue, que Bruno Mazzeo deixou de ser um bom humorista para ser um ator caricato e mediano, que é um pé no saco as zilhões de marcas de patrocinadores que aparecem antes do filme começar, que a produção subestima a inteligência do espectador, que o filme é repleto de clichês e esteriótipos cansativos, que lembra as "pornochanchadas" da década de 1970, que as piadas apresentadas são uma coletânea de diversas comédias americanas... Enfim, um filme ruim.

Mas também poderia falar que o filme tem seus momentos engraçados, que Emílio Orciollo Netto se sai bem no papel do boêmio Afonsinho, que Dira Paes está em melhor forma do que muita menininha de Malhação, que o texto de Marcelo Rubens Paiva tem alguns excelentes diálogos... Enfim, um bom filme para assistir descompromissado, numa tarde de sessão vazia.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

5 motivos para odiar (e um para amar) o novo filme do Homem-Aranha


Todo mundo já deve estar sabendo que a Sony lançou há duas semanas o novo filme do Cabeça de Teia, O Espetacular Homem-Aranha, né? Pois bem, fui conferir a produção (infelizmente dublada, pois estava na companhia dos meus pequenos primos) e trago péssimas notícias ao fã do personagem mais emblemático do Universo Marvel. O filme é ruim demais! Quer saber por que? Confira 5 motivos para odiar a produção:

1- Peter Parker skatista

Sério, o nerd e tímido sobrinho da Tia May é um adolescente descolado, que curte bater umas fotos e andar pelas ruas de Nova York de skate. Só isso já seria motivo suficiente para nem entrar na sala de cinema, mas ainda têm outros motivos!

2- A morte do Tio Ben

Todo mundo que leu um gibi do Aranha na vida sabe que a morte do Tio Ben foi o ponto crucial para a formação do herói. Mas a Sony conseguiu reduzir o assassinato do personagem em um crime casual na frente de uma loja de conveniências! Ridículo!

3- Tudo é culpa do Cabeça de Teia

Desde a morte do tio até o surgimento do vilão Lagarto, tudo é culpa de Peter Parker nesse novo filme. Uma culpa que extrapola o normal, fazendo com que o restante do filme seja uma corrida em busca de vingança e correção de erros, coisa que não condiz com o histórico do Amigão da Vizinhança.

4- Um Lagarto inteligente

Nas HQs, o réptil de quase 3 metros de altura em que o doutor Curt Connors se transforma após aplicar em si próprio um soro experimental é SELVAGEM, IRRACIONAL! No filme, ele parece mais esperto que o Homem-Aranha, personagem notório por sua inteligência...

5- Deformação (e ausência) de personagens-chave

Não é possível imaginar Peter Parker sem lembrar do Clarim Diário e seu ranzinza editor-chefe J. J. Jameson. Mas os produtores de O Espetacular Homem-Aranha conseguiram. E também conseguiram transformar Flash Thompson, um dos principais rivais de Parker no colégio, em um personagem sem importância. Mas, pra falar a verdade, sem importância é esse novo filme...

Emma Stone de Gwen Stacy é muito amor  <3
Mas nem tudo é ruim nesse novo filme. Uma coisa salva. Coisa não, uma pessoa. Emma Stone e sua perfeita interpretação de Gwen Stacy. Mas só também.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Review: UFC Undisputed 3

Desde o pontapé de Anderson Silva na cara de Vitor Belfort que curto o MMA (artes marciais mistas), esse esporte que ganha cada vez mais popularidade no Brasil. As lutas são empolgantes demais, além do Brasil dominar praticamente todas as categorias do UFC, principal competição da modalidade.

O famoso chute na fuça de Belfort, reproduzido fielmente em
UFC Undisputed 3
Procurando um jogo para me divertir nas minhas aguardadas férias, me deparei com UFC Undiputed 3, jogo de luta em que os protagonistas são os já conhecidos lutadores, e o campo de batalha é o octágono. Com comandos simples e intuitivos, o novo game da franquia criada pela desenvolvedora THQ chega ao seu auge, com gráficos e jogabilidade excelentes.

A versão que comprei tem narração e comentários em inglês, mas com menus em português (o que facilita na hora de jogar se você não compreende as expressões utilizadas no esporte). Os lutadores são idênticos aos originais, deixando o jogo com um aspecto de luta de verdade. Destaque para a apresentação dos lutadores, feitas pelo já consagrado Bruce Buffer. UFC Undisputed 3 está disponível para PlayStation 3 e Xbox 360 e custa em torno de R$ 150,00. Vale a pena se você também que aliviar a tensão do dia a dia dando porrada no Sonnen =)

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Marvel Studios anuncia detalhes de suas próximas produções

Durante a Comic-Con 2012, evento de cultura pop que acontece em San Diego nos EUA, a Marvel Studios divulgou detalhes de suas produções. Além das já aguardadas continuações de Homem de Ferro, Thor e Capitão América, foram divulgadas as primeiras informações de Os Guardiões da Galáxia, uma equipe de heróis espaciais pouco conhecida do grande público. Todos os filmes são interligados a Os Vingadores 2, esperada continuação do maior sucesso cinematográfico dos últimos anos.


Homem de Ferro 3


Todas as armadura desenvolvidas por Stark ao fundo e o novo modelo a frente
A continuação da franquia do herói de lata vem para corrigir algumas falhas apresentadas no último filme. Baseado no arco das histórias em quadrinhos Extremis, a nova produção conta com uma armadura diferente, agora controlada pela mente de Tony Stark. Dirigido por Shane Black, o longa conta com as presenças de Robert Downey Jr., Guy Pearce, Gwyneth Paltrow, Ben Kingsley e Don Cheadle no elenco. Informações vindas diretamente da Comic-Con dão conta de que o vilão Mandarin estará presente no filme, controlando a mente do geneticista Aldrich Killian, para que ele crie um exército construído com a nanotecnologia extremis. Homem de Ferro 3 chega aos cinemas em maio de 2013.


Thor - The Dark Word


Continuação de Thor ganha sub-título
A continuação da versão cinematográfica do deus do trovão ganha um subtítulo e promete ser mais densa e sombria que a primeira produção. A trama será passada nos Nove Mundos presentes na mitologia nórdica. A direção será de Alan Taylor (Game of Thrones), que assumiu a função após a desistência de Patty Jenkins, que abandonou o barco alegando divergências criativas. Mais informações sobre esse filme, que estreia em novembro do ano que vem, serão divulgadas em breve.


Captain America - The Winter Soldier


Título, sub-título e data de lançamento do novo filme do Capitão América
Quem acompanha histórias em quadrinhos e viu o primeiro filme do bandeiroso matou a charada. O parceiro do Capitão, Bucky, morto durante a Guerra, retorna como um vilão controlado pela União Soviética, o Soldado Invernal. Agora só não deu pra entender em que época se passará a história, já que o conflito EUA X URSS (que nem existe mais) só faz sentido na Guerra Fria... A continuação de Capitão América chegas às telonas em 4 de abril de 2014.


The Guardians of the Galaxy


Star-Lord, Rocket Raccoon, Groot, Gamora e Drax, os Guardiões da Galáxia
Talvez o mais inusitado anúncio da Comic-Con. Os Guardiões da Galáxia são personagens de uma realidade alternativa da Marvel, mas que recentemente foram incorporados ao universo "normal". A equipe intergalática tem como principal adversário Thanos, vilão da continuação de Os Vingadores, programada para ser lançada em 2014. O filme, que estreia dia 1º de agosto de 2014, faz parte dos planos de dominação da editora americana também na indústria cinematográfica.