segunda-feira, 30 de abril de 2012

"Os Vingadores" leva 1,5 milhão de pessoas aos cinemas brasileiros

Mais de 1,5 milhão de pessoas já conferiram "Os Vingadores" nos cinemas brasileiros, filme que estreou em 39 países na última sexta-feira, dia 27 de março. A super-produção do Marvel Studios vai batendo recordes. No Brasil, a adaptação das famosas histórias em quadrinhos já desponta como a maior abertura de todos os tempos.

Heróis da Marvel quebram todos os recordes de bilheteria
"Os Vingadores", que só desembarca nos cinemas norte-americanos em 4 de maio, conquistou o 1º lugar no ranking em todos os países onde estreou. No Reino Unido, a abertura representa a maior já registrada por um filme de super-herói e a maior de um título distribuído pela Disney em um fim de semana de 3 dias.

Via Blue Bus.

Caçada pelo Batman para liberar novo trailer tem pistas em SP

Um viral lançado para promover o novo filme do Batman incluiu a cidade de São Paulo como mapa das pistas. A brincadeira consiste em colher evidências sobre o "vigilante anônimo também conhecido como Batman", espalhadas em vários pontos do mundo.

Assim que coletadas, o fã deve enviar a foto da pista (que é um pequeno morcego) e enviar para o o e-mail tdkr07202012@gothampolicedepartment.com ou pelo Twitter através da hashtag #tdkr07202012.

A cada pista descoberta, um quadro do novo trailer do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge será divulgado. No site tdkr07202012.com é possível ver os quadros liberados até agora.

Confira os endereços no Brasil:

- Avenida Paulista, 1578 - Cerqueira César - São Paulo, 01310-200, Brasil
- Avenida Paulista, 2073 - Cerqueira César, São Paulo, 01311-000, Brasil
- Rua Augusta, São Paulo, Brasil
- Rua Augusta, 2690 - Jardim Paulista, São Paulo, 01412-100, Brasil
- Rua Manuel Nóbrega, 1361, Paraíso - São Paulo, 04001-084, Brasil
- Parque do Ibirapuera, Avenida Pedro Álvares Cabral, 0 - São Paulo, Brasil
- Parque do Ibirapuera, Avenida Pedro Álvares Cabral, 0 - São Paulo, Brasil
- Rua Gonçalo Afonso, São Paulo, Brasil
- Rua Aspicuelta, 544 - Vila Madalena, São Paulo, 05433-011, Brasil
- Rua Joaquim Floriano, 254 - Itaim Bibi, São Paulo, 04534-001, Brasil

A última parte da trilogia de Christopher Nolan estreia no Brasil em 27 de julho.

Via Omelete.

sábado, 28 de abril de 2012

"Os Vingadores", um tributo aos quadrinhos

Fazia tempo que não ficava tão ansioso para assistir um filme. Acho que o último foi Batman: O Cavaleiro das Travas, em 2008. Depois de uma semana de preparação acompanhando tudo sobre Os Vingadores na internet, fui conferir a produção.

Resumo o filme em quatro letras: F-O-D-A! Das atuações aos efeitos especiais, tudo foi muito bem pensado e executado. Com a premissa de juntar um grupo com "os heróis mais poderosos da Terra" para combater "um mal que sozinhos não conseguiriam enfrentar", Os Vingadores é um verdadeiro tributo aos quadrinhos e é o melhor filme do gênero de todos os tempos, "ganhando" de grandes produções como Superman de 1978 e o Batman de Christopher Nolan.

A história (não contém spoilers) gira em torno da busca ao Tesseract, um cubo cósmico de poder incrível, com a capacidade de abrir portais para novas dimensões. O artefato foi roubado por Loki, irmão de Thor. É aí que começa o trabalho da organização secreta S.H.I.E.L.D., que reúne os super-heróis para a Iniciativa Vingadores.

Os conflitos interpessoais são destaque durante o filme. As lutas entre os heróis são incríveis. Depois de todas as arestas aparadas e de um trágico acontecimento, Thor, Capitão América, Homem de Ferro, Viúva Negra e Gavião Arqueiro se juntam para defender a Terra de um grande ataque.

Escrito e dirigido por Joss Whedon, Os Vingadores é redondinho, tem ótimas cenas de ação e diversas referências ao Universo Marvel. Enfim, um filme que vale cada centavo do ingresso.

Os Vingadores (The Avengers)
Direção/Roteiro: Joss Whedon
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Tom Hiddlestone, Stellan Skasgard, Samuel L. Jackson, Cobie Smulderls, Gwyneth Paltrow e Clark Gregg.
142 minutos.
O filme está em cartaz no Plaza Shopping Itu, a programação você confere aqui.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Crítica especializada é só elogios para "Os Vingadores"

É hoje! Depois de muita espera, "Os Vingadores" estreia nos cinemas de todo o Brasil. A esperança de todo fã de quadrinhos é que essa seja a melhor adaptação cinematográfica de todos os tempos. E o que a crítica especializada acha? a maioria também acredita nisso! Confira abaixo:


"Resumindo: o maior filme da Marvel já feito, destinado para a estratosfera das bilheterias". (Hollywood Reporter)

"Joss Whedon prova ser um mestre em girar pratos ao trazer histórias rechunchudas de meia dúzia de super-heróis". (The Guardian)

"Os Vingadores foram reunidos e, na sua maior parte, eles se encaixam soberbamente. É uma mistura linda de heroísmo e humor que aumenta os riscos na mesma medida que mantém um firme controle sobre a individualidade e cada herói". (Empire)

"Sendo o primeiro dos três grandes filmes de super-herói que estão chegando (os outros dois são “Dark Knight Rises” e “O Incrível Homem-Aranha”), “Os Vingadores” eleva o nível de forma assustadora". (Telegraph)

"Por mais caro e gigantesco que ele pareça, o filme não é monstruoso. Escrito e dirigido por Whedon, ele é limpo nas explosões e entretenimento redondinho que exala disciplina em cada momento". (Variety)

Via Papel Pop.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Confira os horários de "Os Vingadores" no cinema de Itu


O Plaza Shopping Itu antecipou a divulgação dos horários das sessões de "Os Vingadores" no Cine Araújo - graças à pressão desse que vos escreve. Parabéns ao shopping que ouviu seu cliente e pensou no cidadão que quer programar com antecedência seus momentos de lazer.

Confira abaixo os horários do filme, que conta com versão em 3D, legendado ou dublado:

SALA 1 | DUBLADO
Sexta a quarta, às 14h30, 17h15 e 20h00
Quinta às 17h00 e 20h00

SALA 3 | DUBLADO | 3D
Sexta a quarta às 13h45, 16h30 e 19h15
Quinta às 16h00 e 19h00

SALA 3 | LEGENDADO | 3D
Sexta a quarta às 22h00
Quinta às 21h30

ATENÇÃO: essa programação é válida de 27/04 até 02/05/2012. O Blog do Roedel não se responsabiliza por eventuais mudanças na grade de horários.

Contagem Regressiva para The Avengers, parte 7: Homem de Ferro


Tá chegando o grande momento! Amanhã é o dia de estreia de The Avengers em todo o Brasil! Durante a última semana, você acompanhou aqui no blog a origem de cada um dos heróis (e do vilão principal) que aparecerão no filme da Marvel. Falta apenas um, que você confere agora.

Homem de Ferro

A primeira armadura do Homem de Ferro, um
tanto ridícula
Tony Stark é o típico bilionário americano. Adepto da vida boa, carros de luxo, iates e mulheres maravilhosas são comuns em seu cotidiano. Apesar do estilo playboy, ele é um grande inventor e herdeiro da companhia de seu pai, a Stark Enterprise, que é a maior indústria bélica do mundo.

Durante a Guerra do Vietnã, Stark visita o país para oferecer seus produtos ao exército americano, mas é surpreendido com uma emboscada. Uma explosão o atinge e fragmentos da bomba ficam incrustados em seu coração. Prestes a morrer, sendo refém de vietcongues, Wong Chu, líder dos sequestradores, oferece uma chance a ele: caso Tony construa uma arma de destruição poderosa para os vietnamitas, Chu operaria o bilionário.

Mas o plano de Stark era engenhoso: ao invés de criar uma arma para os inimigos, ele construiria algo para o manter vivo e pudesse escapar da prisão. Com ajuda do cientista Yin Sen, que também era refém, o bilionário americano criou um reator para manter os estilhaços da bomba longe do seu coração. Paralelamente criou uma armadura, um tanto desengonçada, mas que o permitiria sair daquela situação.

Stark consegue escapar, mas Yin Sen acaba fuzilado pelos vietcongues ao tentar despistá-los. Ele aproveita para destruir todo o arsenal inimigo, soltar os outros reféns e explodir tudo que pudesse ajudar os vietnamitas na Guerra. Wong Chu acaba morrendo na explosão.

A evolução das armaduras
Retornando aos EUA, Stark percebe o mal que suas armas estavam fazendo ao mundo e resolve dar continuidade ao traje de combate. Recriado, com novas funções e mais moderno, a armadura criada por ele se tornou seu uniforme, o traje do Homem de Ferro.

Aliados, inimigos e o alcoolismo

No início apenas duas pessoas conheciam a identidade secreta do Homem de Ferro: Pepper Potts, secretária de Stark e Harold Hogan, seu motorista. Potts chegou a se relacionar com o chefe durante um período. Já os inimigos iniciais do heróis metálico eram os comunistas Dínamo Escarlate, Chicote Negro e Homem de Titânio. Naquele tempo, a Guerra Fria estava no auge, por isso os grande vilões do personagem eram provenientes do Leste Europeu.

Capa de saga Demônio na Garrafa,
que mostra Stark alcoólatra
A principal fase do Homem de Ferro aconteceu na década de 1970. Falido e com o emocional abalado, Stark mergulhou no alcoolismo e acabou deixando a armadura de lado. Nesse meio tempo, que assumiu o traje foi o amigo e ex-militar James Rhodes.

Esse problema ocorreu na saga Demônio na Garrafa e serviu para consolidar de vez o personagem como um dos maiores heróis Marvel, pois ele é uma pessoa normal com uma armadura poderosa e que está suscetível a inúmeros defeitos humanos.

Os Vingadores

Geralmente ele atua como herói junto dos Vingadores, sendo que é membro desde a primeira formação da equipe. É um grande amigo do Capitão América. Juntamente com Thor, o Homem-Formiga, a Vespa e Hulk, fundou os Vingadores. A mansão deste super-grupo foi doada por Stark e serviu como base dos super-heróis desde as primeiras histórias.

No cinema

No papel do bilionário Stark, Downey Jr. interpreta um de seus melhores
papéis
Após inúmeras animações sobre o personagem, o Marvel Studios - pensando em The Avengers - lança em 2008 o filme Homem de Ferro. Nele, o ator Robert Downey Jr. interpreta magistralmente o bilionário Tony Stark, agradando até mesmo o fã mais xiita.

Na produção, a origem do Homem de Ferro é contada de maneira bem fiel, mas ambientada em outro país. No lugar do Vietnã, o cativeiro de Stark fica no Oriente Médio. Visto que, quando foi criada, a história se passou em território vietnamita durante auge da Guerra, nada mais coerente que a origem do herói aconteça atualmente em um local onde os EUA travam grandes duelos.

O filme agradou a todos, tanto que ganhou continuidade em 2010. Downey Jr. continua vestindo a armadura de Homem de Ferro, que desta vez enfrenta o vilão russo Chicote Negro (interpretado por Mickey Rourke). Essa continuação não foi tão boa quanto a primeira produção, mas ajudou a franquia a continuar. Tanto que já está previsto para iniciar ainda este ano as gravações de Homem de Ferro 3.

Ao lado do Capitão América, um dos fundadores dos
Vingadores
The Avengers

Downey Jr. chega ao seu terceiro filme interpretando o personagem com tudo. Pelo que já foi visto em trailers, são dele as principais tiradas. Em Homem de Ferro 2, Stark é reprovado no "processo de seleção" para a Iniciativa Vingadores por ser considerado narcisista e auto-destrutivo, segundo palavras de Nick Fury da SHIELD. Como será então que o bilionário inventor vai parar na equipe dos heróis mais poderosos da Terra? Essa resposta - e muitas outras - você só terá assistindo Os Vingadores, que estreia amanhã nos cinemas.

The Avengers, ASSEMBLE!!!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O "novo" trailer de Os Vingadores

Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs". Trata-se de obras desenvolvidas por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries, mangás, livros, filmes ou história em quadrinhos a que faz referência, ou uma história inventada por eles. Os autores dessas fics são chamados de fictores.

Um exemplo bacana de fanfic foi esse trailer fake de Os Vingadores, que une trechos de filmes trash dos anos 70 e 80. O resultado é esse que você vê abaixo, muito parecido com aquele clássico Batman da década de 1960, interpretado por Adam West. Confira:


Contagem regressiva para The Avengers, parte 6: Capitão América


Um dos principais heróis Marvel, símbolo de um país altamente patriota, o Capitão América é um marco nas histórias em quadrinhos. Criado por Joe Simon e Jack Kirby, o personagem estreou nas páginas das HQs em 1941, auge da 2ª Guerra Mundial. Ele surgiu num período onde os americanos precisavam de uma "distração" do conflito.

Batendo em Hitler, o Capitão América
despertou o patriotismo do americano
Entre outros heróis criados nesse período, o Capitão América foi o principal pois unia o sentimento nacionalista com a diversão dos quadrinhos. Ao lado do seu parceiro Bucky, o alter-ego de Steve Rogers chutava bundas de nazista e ajudava o exército dos EUA. Mas, com o fim da Guerra, ele caiu no ostracismo.

Origem

Franzino e doente, o jovem Steve Rogers tinha um sonho: ingressar nas Forças Armadas Americanas. Seu porte físico não permitia adentrar na instituição, por isso ele se tornou voluntário num programa secreto que desenvolvia um "super soldado". Um soro é aplicado em Rogers, que ganha força e agilidade.

Mas entre os funcionários do projeto havia um agente de Hitler disfarçado. Ele mata o único cientista que sabia a  fórmula do soro do super soldado. Com isso, o plano de criar um exército de super seres vai por água abaixo.

Sem o exército esperado, os EUA entram na Guerra com seu poderio bélico e um trunfo na mão: o Capitão América e seu parceiro Bucky. Entretanto, após o fim do conflito, a Timely Comics (precursora da Marvel) resolveu engavetar o personagem.

Após um longo período congelado,
o Capitão surgiu numa realidade
diferente da que estava acostumado
Em 1964, a Marvel (encabeçada pelo grande Stan Lee) resolve tirar o bandeiroso do fundo do baú. Justificando que o personagem passou todo esse período congelado no Pólo Norte, os primeiros Vingadores resgataram o herói e o convidaram para integrar o grupo. Após se adaptar a sua nova realidade, Steve Rogers continuou defendendo as cores da bandeira americana, enfrentando os mais diversos inimigos ao lado do super-grupo.

Galeria de Vilões

O maior inimigo do Capitão América é o Caveira Vermelha. Johann Schmidt foi treinado por Hitler para ser o líder de seu exército. Num confronto com o Capitão, Schmidt é atingido por gases experimentais e ganha força sobre humana. Contudo, tem seu rosto desfigurado, tornando o principal símbolo do nazismo.

O Capitão ainda tem outros adversários, como o Barão Zemo, Modok e Víbora, mas nenhum se compara ao Caveira Vermelha.

Na telona

Matt Salinger empunhando o escudo no filme de 1990
No auge da Guerra, quando o Capitão era referência de patriotismo, a Republic Pictures produziu um seriado sobre o personagem. Com Dick Purcell interpretando Grant Gardner (identidade secreta do herói na adaptação), a produção durou apenas 15 capítulos, na época exibidos nos cinemas americanos.

Após um longo período de esquecimento, sendo lembrado apenas nos "desenhos desanimados" da década de 1960, o Capitão América voltou às telas de cinema num filme de co-produção EUA-Iugoslávia e contou com Matt Salinger de protagonista. Apesar de não ter sido o sucesso esperado, Capitain America é uma adaptação fiel aos quadrinhos. Confira o trailer aqui.

Com o projeto "Iniciativa Vingadores", a Marvel desenvolveu uma nova adaptação cinematográfica para o bandeiroso em 2011. Capitain America: The First Avenger tem Chris Evans como o personagem principal e a presença dos grandes Tommy Lee Jones e Hugo Weaving (como Johann Schmidt, o Caveira Vermelha).

Utilizando um traje de guerra, o Capitão de Chris Evans é convincente
e divertido
A adaptação é bem fiel aos gibis, com uma diferença apenas: o Capitão é encontrado congelado nos tempos atuais, e não na década de 1960. Contudo, o filme é bem divertido e é muito importante para quem quer acompanhar The Avengers sem "boiar".

--

Não se esqueça: o filme de super-heróis mais aguardado dos últimos anos estreia dia 27 de abril, sexta-feira! Faltam apenas dois dias, minha gente! Amanhã, aqui no Blog do Roedel, você acompanha a biografia do último vingador que falta, o Homem de Ferro. Confira!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Contagem regressiva para The Avengers, parte 5: Thor


Ontem você viu a origem do irmão dele, Loki, e hoje vê a origem do deus do trovão. Sim, ele mesmo, Thor! Filho de Odin, senhor de Asgard,  o Thor dos quadrinhos também é baseado na mitologia nórdica. Nas histórias escandinavas, ele representa a força da natureza e o paganismo germânico.

O Thor das HQs, empunhando o Mjolnir
Thor foi criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, com colaboração de Joe Sinnot. Sua primeira aparição foi na revista Journey into Mystery #83, publicada nos EUA em 1962. Arrogante, o filho de Odin e Jord invadiu o reino dos Gigantes de Gelo, violando um antigo tratado de seu pai. Com isso, Thor foi punido tornando-se mortal.

Nascia assim o doutor Donald Blake, um médico talentoso, mas manco de uma perna, que não se recordava da vida passada como o grande deus do trovão. Aos poucos, Thor vai se tornando uma pessoa mais humilde, ganhando de volta a confiança de Odin. Ele ganha seus poderes de volta e, com seu poderoso martelo Mjolnir, se torna um dos defensores do planeta Terra (ou Midgard para os asgardianos)

O deus do trovão tem como grandes aliados os guerreiros Balder, Volstagg, Frandall, Hogum e Sif, sua companheira. Numa das sagas da Marvel, houve um cruzamento da mitologia nórdica com a grega, que resultou no confronto entre Thor e Hércules, que mais tarde passaram a ser amigos.

O principal inimigo de Thor é seu irmão, Loki, que não aceita que o trono de Asgard seja do herói, tanto que realiza constantes ataques contra ele. Sua maior investida contra o deus do trovão o obrigou a se juntar com outros heróis e formarem juntos Os Vingadores.

Nas telonas, Thor foi interpretado por Chris Hemsworth
No cinema

Em 2011, como parte do projeto "Iniciativa Vingadores", o Marvel Studios lançou o filme Thor, que conta uma origem adaptada do deus do trovão. Nele, a pesquisadora Jane Foster (a belíssima Natalie Portman) busca desvendar o mistério de uma aurora boreal. Após uma estranha tempestade, encontra Thor (Chris Hemsworth) desacordado.


Ele havia sido exilado de Asgard por conta da invasão ao reino dos Gigantes de Gelo, conforme origem dos quadrinhos. Começa aí a batalha do deus nórdico em busca do seu poderoso martelo, do retorno de seus poderes e de impedir seu irmão Loki de dominar o trono do reino. Recomendo que você assista Thor antes, pois esse é o filme com mais ligação com The Avengers.

Ao lado do Hulk, o ridículo Thor de Steve Levitt
Mas o filme de 2011 não foi o único onde Thor aparece. O deus do trovão (interpretado pelo desconhecido Steve Levitt)  tem uma aparição inusitada em O Retorno do Incrível Hulk, trash movie do final dos anos 80. Vergonhoso...

--

Pronto, agora faltam apenas dois personagens. Amanhã você confere a origem e algumas curiosidades sobre o bandeiroso Capitão América. E não se esqueça: faltam apenas três dias para o mais aguardado filme do ano!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sobre o Pânico, panicat com cabelo raspado e a realidade do telespectador brasileiro

Emílio Surita, comandante do humorístico, ao lado
dos maiores expoentes do humor nacional: Carioca e
Edu Sterblitch
Durante a exibição do Pânico na Band na noite de ontem, observei vários internautas debatendo nas redes sociais "até que ponto a TV brasileira vai em busca de audiência". Tudo por conta de um quadro onde rasparam o cabelo da panicat Babi Rossi.

Muitos disseram que a atração comandada por Emílio Surita usou a pobre dançarina para alavancar audiência. Balela. A menina deve ter recebido um "plus" no salário para fazer isso e, o mais importante, aceitou ter o cabelo raspado. 

Outro comentário imbecil que li, e que foi amplamente difundido no Twitter: "enquanto alguns perdem o cabelo por doenças, o Pânico tira o cabelo dos outros por audiência"! É pra rir ou pra chorar?

Gostar do Pânico é uma coisa pessoal, cada um tem sua opinião ante ao controverso programa. Mas, há quase 10 anos sendo transmitido ininterruptamente em rede nacional, já era hora do telespectador saber qual a pegada do humorístico. 

Babi Rossi, panicat que teve seu cabelo raspado, "triste" com a perda
das madeixas - mas com a conta bancária cheia
Unindo humor non-sense e um pouco de sensacionalismo, o programa que nasceu na rádio Jovem Pan e atualmente tem a versão televisiva transmitida pela Rede Bandeirantes muitas vezes não agrada o "povão", acostumado com piadas do nível "Zorra Total".

Pode ser difícil para o mais conservador ler isso, mas o Pânico é - já faz algum tempo - o melhor programa humorístico da TV brasileira. Conseguir se renovar sem perder a essência é vital para um programa de sucesso. Aí você pode me falar "ah, então nossa TV está uma merda". Não, caro padawan. O que está uma merda é nossa sociedade, que prefere criticar algo que passa na televisão ao invés de pegar o controle remoto e colocar em outro canal.

Contagem regressiva para The Avengers, parte 4: Loki


Loki originalmente é um personagem da mitologia nórdica. Deus do fogo, da trapaça e da travessura, ele tem um senso de estratégia muito avançado e usa toda sua capacidade em benefício próprio.

O Loki dos quadrinhos tem uma origem similar ao do
deus nórdico
Adotado por Odin (uma espécie de Zeus nórdico) após uma batalha em um outro mundo, o Loki dos quadrinhos é uma mistura de deus com gigante, fazendo com que ele se sinta inferior aos outros deuses, não possuindo um bom convívio com eles.

A convivência com o irmão, Thor, também não é das melhores. Ele quer de toda forma usurpar o trono, de direito do Deus do Trovão.

Foi Loki quem foi o responsável pela criação d'Os Vingadores, após um de seus ataques contra Thor - que se uniu a Hulk, Vespa, Homem-Formiga e Homem de Ferro para formar o super-grupo.

No cinema

Interpretado por Tom Hiddlestone em Thor, Loki tem a sua origem bem semelhante aos quadrinhos. Ao descobrir ser filho de Laufey, gigante de gelo líder do reino de Jotunheim, ele fica revoltado com Odin, seu pai adotivo, que cai em sono profundo devido ao estresse.

Com isso, Loki herda o trono de Asgard durante o estado de coma do pai, uma vez que Thor havia sido exilado do reino. Ele mostra seu lado traiçoeiro ao combinar com seu pai verdadeiro, Laufey, a morte de Odin e devolução da caixa de gelo, fonte de poder de seu povo. Mas tudo não passa de uma armação. Loki mata Laufey para mostrar a Odin ser "digno" do trono.

Tom Hiddlestone interpretando Loki no filme Thor
E aí que Thor entra em cena e resolve tudo. Vale a pena conferir o filme, que é o mais interligado com The Avengers. Quem não o assistiu pode ficar meio perdido.

--

Você conferiu a origem do principal vilão d'Os Vingadores! Agora faltam apenas três vingadores: Capitão América, Thor e Homem de Ferro. Quem será o próximo? Confira amanhã no Blog do Roedel!

domingo, 22 de abril de 2012

Contagem regressiva para The Avengers, parte 3: Hulk


O Hulk é um dos personagens mais fascinantes das histórias em quadrinhos. A ideia de um homem fraco, tímido e sem grandes pretensões se transformar num gigante verde superpoderoso, mas totalmente irracional, é muito divertida.

O Hulk dos quadrinhos, com sua tradicional calça roxa
O cientista Bruce Banner, ao salvar o jovem Rick Jones (seu ajudante no laboratório) da explosão de uma bomba, foi atingido por raios gama emitidos pela mesma.

Ao invés de morrer, Banner teve seu lado selvagem liberado, tornando-se O Incrível Hulk, um monstro gigante de cor verde, despertado toda vez que se irritasse.

Criado pelas lendas Stan Lee e Jack Kirby, o Hulk foi claramente inspirado na obra do escritor Robert Louis Stevenson, O Médico e o Monstro.

No início, o monstro só surgia à noite, como se fosse uma espécie de lobisomem. Só após um período foi que a transformação no Gigante Esmeralda começou a ser da maneira que conhecemos, despertada com a irritação de seu alter-ego.

O Hulk cinza
Durante as primeiras aparições em revistas em quadrinhos, o Hulk era cinza. Devido problemas na impressão, foi adotado o tom verde que já estamos acostumados.

Bruce Banner tem um grande amor: a também cientista Betty Ross, filha do General Ross, um dos seus principais adversários. Fazem parte da sua galeria de vilões os monstros Líder e Abominável, que também sofreram alterações corpóreas graças a exposição de raios gama.

O Hulk foi um dos membros fundadores d'Os Vingadores. Após ser manipulado por Loki e colocado contra o Thor, o verdão se uniu a outros heróis, formou o super-grupo e derrotou o vilão.

Ao longo de sua história, o Hulk teve fases racionais e irracionais. Atualmente, se encontra sem inteligência, seguindo apenas os instintos mais primitivos do ser humano. Afinal, essa é a essência do personagem.

Nas telinhas e nas telonas

Hulk e "David" Banner da série de TV
O Hulk teve uma série de TV durante a década de 1980. Interpretado por Bill Bixby, "David Banner" (sim, o nome foi alterado) se torna o Hulk após aplicar uma alta dose de radiação em sua corrente sanguínea - origem totalmente diferente das HQs.

Quando transformado, o Gigante Esmeralda era interpretado pelo fisioculturista Lou Ferrigno - que era pintado de verde e grunhia ridiculamente. Por incrível que pareça, a série obteve grande sucesso, tendo marcado uma geração inteira.

O sucesso foi tão grande que rendeu três filmes para televisão: O Retorno, O Julgamento e a Morte do Incrível Hulk. A intenção era prosseguir com a franquia, mas devido problemas orçamentários e pessoais do protagonista, o projeto não vingou.

Em 2003, o verdão ganhou uma versão caprichada para os cinemas. Dirigido pelo consagrado Ang Lee, com Eric Bana como Bruce Banner e uma animação computadorizada sendo usada nas cenas de ação, Hulk adaptou a origem do personagem (mais uma vez) e, apesar dos excelentes efeitos especiais, não teve o sucesso da série de TV.

Seis anos depois (2008), o Marvel Studios lança O Incrível Hulk, filme interligado a um projeto bem maior: a Iniciativa Vingadores. Nesta produção, Edward Norton interpreta Banner.

O Hulk dos filmes recentes, criado no computador
Agora, interpretado por Mark Ruffalo, Hulk volta às telonas em The Avengers, sendo muito importante para toda a história do filme. Agora é aguardar mais cinco dias para o grande lançamento do ano! The Avengers, ASSEMBLE!!!

sábado, 21 de abril de 2012

Contagem regressiva para The Avengers, parte 2: Gavião Arqueiro


O Gavião Arqueiro é um personagem do chamado "segundo escalão" da Marvel. Mestre supremo do arco e flecha, excelente lutador de artes-marciais, seu nome verdadeiro é Clint Barton e assim como a Viúva Negra, um de seus casos amorosos, ele surgiu como vilão do Homem de Ferro.

O Gavião Arqueiro das HQs
Mais tarde se regenerou e ingressou aos Vingadores, junto com os irmãos mutantes Mercúrio e Feiticeira Escarlate, por quem se apaixonou (mulherengo esse Gavião, hein?).

Mas daí a Feiticeira casou com outro vingador (o Visão) e o Gavião Arqueiro resolveu sair do grupo. Passado um tempo, Clint se casou com a heroína Harpia. Juntos, ingressaram aos Vingadores da Costa Oeste, "filial" d'Os Vingadores na Califórnia.

Apesar de - como já dito - ser um personagem de segundo escalão, o Gavião Arqueiro teve função importantes em vários arcos de histórias d'Os Vingadores, inclusive liderando o super-grupo.

Nas telonas

Nos cinemas, o Gavião Arqueiro é interpretado pelo ator Jeremy Renner. Teve uma breve aparição em Thor, mas a crítica especializada que já conferiu The Avengers relata que o personagem terá mais importância dessa vez.

Jeremy Renner empunhando o arco e flecha do personagem

--

E a contagem continua! Faltam seis dias para o lançamento de The Avengers nos cinemas do Brasil. Amanhã, aqui no Blog do Roedel, você confere a biografia de mais um vingador. Quem será? É só acompanhar!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Contagem regressiva para The Avengers, parte 1: Viúva Negra


Olá para você que acessa o Blog do Roedel!

Já deve ter notado algumas mudanças, não? Isso, o layout foi todo modificado, entrando no clima da contagem regressiva para o lançamento de The Avengers nos cinemas do Brasil inteiro!

O filme estreia dia 27 de abril (uma semana antes do lançamento nos Estados Unidos) e promete ser uma das mais impressionantes adaptações de histórias em quadrinhos para as telonas.

Por isso, de hoje até a próxima sexta-feira, pequenas biografias dos principais personagens do filme serão postadas aqui.

Para começar bem, nada melhor do que falar sobre a personagem interpretada pela sensual Scarlett Johansson, a espiã russa...

Viúva Negra
A sexy Viúva Negra, nos quadrinhos

Natasha Romanova é uma das mais sexy personagens dos quadrinhos. De origem russa, a Viúva Negra é uma super-espiã do Governo Soviético que, em sua versão original, era inimiga do Homem de Ferro. Tem como principal poder um forte sistema imunológico e grande força física.

Ela teve casos com o Gavião Arqueiro (outro personagem de The Avengers) e com o Demolidor (que ganhou um filme fraquinho, estrelado por Ben Affleck, em 2003).

Criada pelos escritores Stan Lee (pai de todo o Universo Marvel) e Don Rico e pelo desenhista Don Heck, a Viúva Negra teve sua primeira história publicada em abril de 1964, na revista Tales of Suspense.

A espiã fez tanto sucesso que acabou retornando como uma personagem fixa nas histórias do Demolidor. Após largar o herói cego, ingressou ao grupo Os Campeões (formado por Hércules, Motoqueiro Fantasma, Homem de Gelo e Anjo).

Para uma personagem sexy, uma atriz sexy:
Scarlett Johansson!
Também foi agente da SHIELD (Supreme Headquarters of International Espionage and Law-Enforcement Division, em português "Quartel-general Supremo de Espionagem Internacional e Divisão de Execução da Lei") e, depois de um período sob comando de Nick Fury, aceitou o convite d'Os Vingadores para fazer parte da super-equipe.

No cinema, foi interpretada pela estonteante Scarlett Johansson. A Viúva Negra foi personagem secundária em Homem de Ferro 2, lançado em 2010. Agora, em The Avengers, promete ser mais ativa.

--

Pronto, você já conhece um pouco mais da Viúva Negra. Amanhã tem a biografia de mais um vingador. Quem será ele? É só acessar o Blog do Roedel!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Instagram: o aplicativo do momento

Desde que foi lançado em outubro de 2010 pelos desenvolvedores Kevin Systrom e Mike Krieger, o Instagram virou um verdadeiro fenômeno. O aplicativo que mistura rede social com editor de fotos se tornou um sucesso entre os usuários do smartphone mais popular do mundo, o iPhone. A ideia é simples: você registra um instante em foto, aplica um filtro vintage e posta para seus seguidores curtirem e comentarem.

De tão simples e prático, o Instagram ganhou o mundo. Na App Store, a loja de aplicativos da Apple, já são mais 15 milhões de download. O sucesso no dispositivo iOS foi tão grande que os desenvolvedores do programa lançaram na semana passada a versão para Android, sistema operacional móvel mais usado do mundo.

Tire uma foto, aplique um filtro e voilà!

Muita gente chiou, pois não queria perder a exclusividade. O fato é que o Instagram visa lucros, e quanto mais pessoas utilizam o serviço maior é a receita. Falando em dinheiro, a repercussão do aplicativo na mídia tradicional aumentou ainda mais quando Mark Zuckerberg, criador do Facebok, anunciou a compra dos direitos do app pela bagatela de US$ 1 bilhão!

O que será que o dono da maior rede social do mundo tem em mente para a maior rede social fotográfica móvel do planeta?