quinta-feira, 26 de abril de 2012

Contagem Regressiva para The Avengers, parte 7: Homem de Ferro


Tá chegando o grande momento! Amanhã é o dia de estreia de The Avengers em todo o Brasil! Durante a última semana, você acompanhou aqui no blog a origem de cada um dos heróis (e do vilão principal) que aparecerão no filme da Marvel. Falta apenas um, que você confere agora.

Homem de Ferro

A primeira armadura do Homem de Ferro, um
tanto ridícula
Tony Stark é o típico bilionário americano. Adepto da vida boa, carros de luxo, iates e mulheres maravilhosas são comuns em seu cotidiano. Apesar do estilo playboy, ele é um grande inventor e herdeiro da companhia de seu pai, a Stark Enterprise, que é a maior indústria bélica do mundo.

Durante a Guerra do Vietnã, Stark visita o país para oferecer seus produtos ao exército americano, mas é surpreendido com uma emboscada. Uma explosão o atinge e fragmentos da bomba ficam incrustados em seu coração. Prestes a morrer, sendo refém de vietcongues, Wong Chu, líder dos sequestradores, oferece uma chance a ele: caso Tony construa uma arma de destruição poderosa para os vietnamitas, Chu operaria o bilionário.

Mas o plano de Stark era engenhoso: ao invés de criar uma arma para os inimigos, ele construiria algo para o manter vivo e pudesse escapar da prisão. Com ajuda do cientista Yin Sen, que também era refém, o bilionário americano criou um reator para manter os estilhaços da bomba longe do seu coração. Paralelamente criou uma armadura, um tanto desengonçada, mas que o permitiria sair daquela situação.

Stark consegue escapar, mas Yin Sen acaba fuzilado pelos vietcongues ao tentar despistá-los. Ele aproveita para destruir todo o arsenal inimigo, soltar os outros reféns e explodir tudo que pudesse ajudar os vietnamitas na Guerra. Wong Chu acaba morrendo na explosão.

A evolução das armaduras
Retornando aos EUA, Stark percebe o mal que suas armas estavam fazendo ao mundo e resolve dar continuidade ao traje de combate. Recriado, com novas funções e mais moderno, a armadura criada por ele se tornou seu uniforme, o traje do Homem de Ferro.

Aliados, inimigos e o alcoolismo

No início apenas duas pessoas conheciam a identidade secreta do Homem de Ferro: Pepper Potts, secretária de Stark e Harold Hogan, seu motorista. Potts chegou a se relacionar com o chefe durante um período. Já os inimigos iniciais do heróis metálico eram os comunistas Dínamo Escarlate, Chicote Negro e Homem de Titânio. Naquele tempo, a Guerra Fria estava no auge, por isso os grande vilões do personagem eram provenientes do Leste Europeu.

Capa de saga Demônio na Garrafa,
que mostra Stark alcoólatra
A principal fase do Homem de Ferro aconteceu na década de 1970. Falido e com o emocional abalado, Stark mergulhou no alcoolismo e acabou deixando a armadura de lado. Nesse meio tempo, que assumiu o traje foi o amigo e ex-militar James Rhodes.

Esse problema ocorreu na saga Demônio na Garrafa e serviu para consolidar de vez o personagem como um dos maiores heróis Marvel, pois ele é uma pessoa normal com uma armadura poderosa e que está suscetível a inúmeros defeitos humanos.

Os Vingadores

Geralmente ele atua como herói junto dos Vingadores, sendo que é membro desde a primeira formação da equipe. É um grande amigo do Capitão América. Juntamente com Thor, o Homem-Formiga, a Vespa e Hulk, fundou os Vingadores. A mansão deste super-grupo foi doada por Stark e serviu como base dos super-heróis desde as primeiras histórias.

No cinema

No papel do bilionário Stark, Downey Jr. interpreta um de seus melhores
papéis
Após inúmeras animações sobre o personagem, o Marvel Studios - pensando em The Avengers - lança em 2008 o filme Homem de Ferro. Nele, o ator Robert Downey Jr. interpreta magistralmente o bilionário Tony Stark, agradando até mesmo o fã mais xiita.

Na produção, a origem do Homem de Ferro é contada de maneira bem fiel, mas ambientada em outro país. No lugar do Vietnã, o cativeiro de Stark fica no Oriente Médio. Visto que, quando foi criada, a história se passou em território vietnamita durante auge da Guerra, nada mais coerente que a origem do herói aconteça atualmente em um local onde os EUA travam grandes duelos.

O filme agradou a todos, tanto que ganhou continuidade em 2010. Downey Jr. continua vestindo a armadura de Homem de Ferro, que desta vez enfrenta o vilão russo Chicote Negro (interpretado por Mickey Rourke). Essa continuação não foi tão boa quanto a primeira produção, mas ajudou a franquia a continuar. Tanto que já está previsto para iniciar ainda este ano as gravações de Homem de Ferro 3.

Ao lado do Capitão América, um dos fundadores dos
Vingadores
The Avengers

Downey Jr. chega ao seu terceiro filme interpretando o personagem com tudo. Pelo que já foi visto em trailers, são dele as principais tiradas. Em Homem de Ferro 2, Stark é reprovado no "processo de seleção" para a Iniciativa Vingadores por ser considerado narcisista e auto-destrutivo, segundo palavras de Nick Fury da SHIELD. Como será então que o bilionário inventor vai parar na equipe dos heróis mais poderosos da Terra? Essa resposta - e muitas outras - você só terá assistindo Os Vingadores, que estreia amanhã nos cinemas.

The Avengers, ASSEMBLE!!!

Um comentário:

  1. Esta mensagem é dirigida especialmente às garotas que estão à procura de seus príncipes encantados. Algumas vezes na vida a gente se engana e acaba se ligando a pessoas que além de não nos trazerem nenhum benefício ainda trazem prejuízo. E não existe prejuízo pior do que está ligado a alguém que só traga sofrimento. Algumas vezes estas pessoas a quem estamos ligadas nem mesmo fazem ideia de como eles nos machucam. A maioria deles são pessoas que sofreram algum tipo de trauma ou foram mesmo programados para serem o que são.

    Pode parecer estranho pensar em alguém programado, mas preste um pouco de atenção às pessoas ao seu redor, especialmente os meninos que parecem mais encantadores. Eles estão sempre com o mesmo tipo de pessoa e fazendo os mesmos tipos de atividades. O assunto que vou falar com vocês chama-se programação da mente através de trauma. Normalmente pessoas com este tipo de programação são classificados como psicopatas.

    Para se entender o programa de múltipla personalidade implantado na mente de Tony Stark é necessário assistir ao filme Homem de Ferro 2 no qual se vê ele criança tentando conseguir a atenção de seu pai. O que ele consegue disto? Apenas o abandono e um sentimento de solidão profunda. Este mesmo tipo de sentimento pode ser visto no garoto que tenta ser seu amigo em O Homem De Ferro 3. Um garoto abandonado pelo próprio pai encontra um adulto e tenta se conectar com ele e até o ajuda em suas crises de pânico. E como recompensa consegue não apenas desprezo como ser caçoado por ele. A mesma técnica o Tony usa com Aldrich Killian quando ele tenta conseguir sua atenção e financiamento para seus projetos.

    Continua em: http://conexaodorsey.blogspot.com.br/2014/07/tony-stark-um-principe-encantado-mais.html

    ResponderExcluir