quarta-feira, 25 de abril de 2012

Contagem regressiva para The Avengers, parte 6: Capitão América


Um dos principais heróis Marvel, símbolo de um país altamente patriota, o Capitão América é um marco nas histórias em quadrinhos. Criado por Joe Simon e Jack Kirby, o personagem estreou nas páginas das HQs em 1941, auge da 2ª Guerra Mundial. Ele surgiu num período onde os americanos precisavam de uma "distração" do conflito.

Batendo em Hitler, o Capitão América
despertou o patriotismo do americano
Entre outros heróis criados nesse período, o Capitão América foi o principal pois unia o sentimento nacionalista com a diversão dos quadrinhos. Ao lado do seu parceiro Bucky, o alter-ego de Steve Rogers chutava bundas de nazista e ajudava o exército dos EUA. Mas, com o fim da Guerra, ele caiu no ostracismo.

Origem

Franzino e doente, o jovem Steve Rogers tinha um sonho: ingressar nas Forças Armadas Americanas. Seu porte físico não permitia adentrar na instituição, por isso ele se tornou voluntário num programa secreto que desenvolvia um "super soldado". Um soro é aplicado em Rogers, que ganha força e agilidade.

Mas entre os funcionários do projeto havia um agente de Hitler disfarçado. Ele mata o único cientista que sabia a  fórmula do soro do super soldado. Com isso, o plano de criar um exército de super seres vai por água abaixo.

Sem o exército esperado, os EUA entram na Guerra com seu poderio bélico e um trunfo na mão: o Capitão América e seu parceiro Bucky. Entretanto, após o fim do conflito, a Timely Comics (precursora da Marvel) resolveu engavetar o personagem.

Após um longo período congelado,
o Capitão surgiu numa realidade
diferente da que estava acostumado
Em 1964, a Marvel (encabeçada pelo grande Stan Lee) resolve tirar o bandeiroso do fundo do baú. Justificando que o personagem passou todo esse período congelado no Pólo Norte, os primeiros Vingadores resgataram o herói e o convidaram para integrar o grupo. Após se adaptar a sua nova realidade, Steve Rogers continuou defendendo as cores da bandeira americana, enfrentando os mais diversos inimigos ao lado do super-grupo.

Galeria de Vilões

O maior inimigo do Capitão América é o Caveira Vermelha. Johann Schmidt foi treinado por Hitler para ser o líder de seu exército. Num confronto com o Capitão, Schmidt é atingido por gases experimentais e ganha força sobre humana. Contudo, tem seu rosto desfigurado, tornando o principal símbolo do nazismo.

O Capitão ainda tem outros adversários, como o Barão Zemo, Modok e Víbora, mas nenhum se compara ao Caveira Vermelha.

Na telona

Matt Salinger empunhando o escudo no filme de 1990
No auge da Guerra, quando o Capitão era referência de patriotismo, a Republic Pictures produziu um seriado sobre o personagem. Com Dick Purcell interpretando Grant Gardner (identidade secreta do herói na adaptação), a produção durou apenas 15 capítulos, na época exibidos nos cinemas americanos.

Após um longo período de esquecimento, sendo lembrado apenas nos "desenhos desanimados" da década de 1960, o Capitão América voltou às telas de cinema num filme de co-produção EUA-Iugoslávia e contou com Matt Salinger de protagonista. Apesar de não ter sido o sucesso esperado, Capitain America é uma adaptação fiel aos quadrinhos. Confira o trailer aqui.

Com o projeto "Iniciativa Vingadores", a Marvel desenvolveu uma nova adaptação cinematográfica para o bandeiroso em 2011. Capitain America: The First Avenger tem Chris Evans como o personagem principal e a presença dos grandes Tommy Lee Jones e Hugo Weaving (como Johann Schmidt, o Caveira Vermelha).

Utilizando um traje de guerra, o Capitão de Chris Evans é convincente
e divertido
A adaptação é bem fiel aos gibis, com uma diferença apenas: o Capitão é encontrado congelado nos tempos atuais, e não na década de 1960. Contudo, o filme é bem divertido e é muito importante para quem quer acompanhar The Avengers sem "boiar".

--

Não se esqueça: o filme de super-heróis mais aguardado dos últimos anos estreia dia 27 de abril, sexta-feira! Faltam apenas dois dias, minha gente! Amanhã, aqui no Blog do Roedel, você acompanha a biografia do último vingador que falta, o Homem de Ferro. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário