terça-feira, 24 de abril de 2012

Contagem regressiva para The Avengers, parte 5: Thor


Ontem você viu a origem do irmão dele, Loki, e hoje vê a origem do deus do trovão. Sim, ele mesmo, Thor! Filho de Odin, senhor de Asgard,  o Thor dos quadrinhos também é baseado na mitologia nórdica. Nas histórias escandinavas, ele representa a força da natureza e o paganismo germânico.

O Thor das HQs, empunhando o Mjolnir
Thor foi criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, com colaboração de Joe Sinnot. Sua primeira aparição foi na revista Journey into Mystery #83, publicada nos EUA em 1962. Arrogante, o filho de Odin e Jord invadiu o reino dos Gigantes de Gelo, violando um antigo tratado de seu pai. Com isso, Thor foi punido tornando-se mortal.

Nascia assim o doutor Donald Blake, um médico talentoso, mas manco de uma perna, que não se recordava da vida passada como o grande deus do trovão. Aos poucos, Thor vai se tornando uma pessoa mais humilde, ganhando de volta a confiança de Odin. Ele ganha seus poderes de volta e, com seu poderoso martelo Mjolnir, se torna um dos defensores do planeta Terra (ou Midgard para os asgardianos)

O deus do trovão tem como grandes aliados os guerreiros Balder, Volstagg, Frandall, Hogum e Sif, sua companheira. Numa das sagas da Marvel, houve um cruzamento da mitologia nórdica com a grega, que resultou no confronto entre Thor e Hércules, que mais tarde passaram a ser amigos.

O principal inimigo de Thor é seu irmão, Loki, que não aceita que o trono de Asgard seja do herói, tanto que realiza constantes ataques contra ele. Sua maior investida contra o deus do trovão o obrigou a se juntar com outros heróis e formarem juntos Os Vingadores.

Nas telonas, Thor foi interpretado por Chris Hemsworth
No cinema

Em 2011, como parte do projeto "Iniciativa Vingadores", o Marvel Studios lançou o filme Thor, que conta uma origem adaptada do deus do trovão. Nele, a pesquisadora Jane Foster (a belíssima Natalie Portman) busca desvendar o mistério de uma aurora boreal. Após uma estranha tempestade, encontra Thor (Chris Hemsworth) desacordado.


Ele havia sido exilado de Asgard por conta da invasão ao reino dos Gigantes de Gelo, conforme origem dos quadrinhos. Começa aí a batalha do deus nórdico em busca do seu poderoso martelo, do retorno de seus poderes e de impedir seu irmão Loki de dominar o trono do reino. Recomendo que você assista Thor antes, pois esse é o filme com mais ligação com The Avengers.

Ao lado do Hulk, o ridículo Thor de Steve Levitt
Mas o filme de 2011 não foi o único onde Thor aparece. O deus do trovão (interpretado pelo desconhecido Steve Levitt)  tem uma aparição inusitada em O Retorno do Incrível Hulk, trash movie do final dos anos 80. Vergonhoso...

--

Pronto, agora faltam apenas dois personagens. Amanhã você confere a origem e algumas curiosidades sobre o bandeiroso Capitão América. E não se esqueça: faltam apenas três dias para o mais aguardado filme do ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário