sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ituano: um clube esquecido

O principal título do Galo, o Paulistão de 2002
Itu tem um clube na primeira divisão do Campeonato Paulista. Esse time, inclusive, já foi campeão do torneio em 2002. Enquanto cidades menores celebram o time local (como Lins e Catanduva), a torcida ituana dá pouca moral ao Galo Rubro-Negro... Culpa dos cidadãos? Não, culpa de um departamento de marketing fraco, que não promove a equipe como deveria fazer.

A participação da marca Ituano Futebol Clube nas redes sociais é quase nula. Twitter e Facebook oficiais do clube não são atualizados desde maio de 2011. O site, ineficaz e com um layout sofrível. Até quando isso irá acontecer? Até quando o Ituano seguirá escondido até mesmo da sua torcida? Perguntas difíceis de serem respondidas... 

Em outubro de 2004, conferi in loco a derrota do Galo para o Fortaleza-CE pela Série B (uma vitória classificaria a equipe ituana para o quadrangular final do torneio). Apesar do resultado adverso, o comportamento da torcida foi exemplar: o estádio Novelli Júnior estava completamente tomado pela massa rubro-negra. Foi a última vez que isso ocorreu.

Naiara Nascimento, terceira colocada no concurso "Gata do Paulistão" 2011
De lá pra cá, a torcida compareceu em peso apenas em jogos contra "equipes grandes". O que provoca isso? Essa pergunta já é mais fácil de responder: falta de equipes competitivas, uma categoria de base que não revela talento algum, ingresso relativamente caro e, o principal, falta de identificação do time com a torcida. Diga o nome de um jogador que se destacou com a camisa do Galo nos últimos anos? E um jogo que tenha ficado na sua memória? Acho que a melhor lembrança referente ao clube no últimos anos foi o terceiro lugar no concurso Gata do Paulistão, conquistado pela Naiara Nascimento (que nem de Itu eu creio que seja).

Isso sem contar as constantes ameaças de rebaixamento. São três anos seguidos brigando para não cair no Paulista! Definitivamente o Galo, de tantas glórias do passado, não merece isso. Tomara que em 2012 a situação seja diferente e possamos, quem sabe, ter orgulho do time de nossa querida cidade. O Ituano não pode ser esquecido. Cidadão ituano, faça a sua parte. Compareça ao jogos do clube e o incentive. Quem sabe a diretoria abra os olhos e comece a dar o devido valor ao rubro-negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário